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Editora Melhoramentos

   

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Com prefácio de Paul, Stella e Mary McCartney, Editora Melhoramentos publica livro oficial da campanha Segunda sem Carne

Na obra, celebridades e conceituados chefs de cozinha indicam receitas simples e saudáveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

 

­Ao abraçar a campanha Segunda Sem Carne, a pessoa compromete-se a evitar o consumo de carne um dia por semana, algo muito simples, saudável e que permite até relativa economia. Mas, os benefícios que decorrem dessa prática vão muito além do âmbito pessoal e familiar, alcançando a saúde do nosso planeta, pois levam à diminuição da criação de animais de corte, atenuando as mudanças climáticas ocasionadas pela emissão de gases poluentes que resultam da criação de animais de corte. Mas como diminuir o impacto dessa mudança de atitude no cardápio da família? As alternativas encontradas no mercado não são muito atraentes e oferecem poucas variações.  A própria Segunda Sem Carne respondeu essa dúvida reunindo num livro receitas deliciosas e saudáveis, sem carne, para compor 52 cardápios para um dia da semana de um ano inteiro. E a Editora Melhoramentos publica agora no Brasil, o livro Segunda sem Carne, com os cumprimentos da família McCartney, patronos mundiais da campanha e que assina o prefácio do livro. Na verdade, trata-se de uma conversa com o leitor, na qual eles contam um pouco da campanha, o próprio envolvimento e como ela vem crescendo no mundo inteiro.

O livro é organizado pela chef Annie Rigg, já conhecida no Brasil pelo charmoso Gifts da Cozinha, também lançado pela Melhoramentos. Em Segunda sem Carne ela usou as quatro estações do ano como capítulos, para organizar as receitas semanais. A cada dia, ela atribuiu três refeições diárias básicas, além de acompanhamento para complementar o almoço, sobremesa e uma opção de almoço rápida, intitulada almoço para viagem. Sem esquecer a praticidade, incluiu também um índice alfabético com todas as receitas, para que o leitor possa compor novos cardápios conforme sua vontade ou conveniência.

Entre as receitas há sugestões de personalidades internacionais que aderiram à campanha, tal como os atores, Kevin Spacey, Woody Harrelson e Pamela Anderson, os chefs Nick Malgier, Katie Caldesi E Bryn Williams e Josephine Fairley, fundadora da Green & Black, primeira empresa a produzir chocolate orgânico. Além, é claro, dos pratos preferidos de Stella, Mary e Paul McCartney.

Meio ambiente e saúde
O interesse da família McCartney pelo meio ambiente e a alimentação saudável é anterior à fundação do grupo em 2009. A ideia da Segunda sem carne surge em 2006, por ocasião da divulgação do relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A FAO avalia que a criação de animais é responsável por 18% da emissão dos gases do efeito estufa – outras fontes chegam a afirmar que seria até 50%. Os dados obtidos com o estudo mostram que a indústria de carne contribui para as transformações climáticas muito mais do que todas as indústrias de transporte juntas.

Conforme a obra, além de emitir gases do efeito estufa, os animais consomem muita quantidade de água. Para ilustrar, a produção de um hambúrguer de 147g demanda 2.400 litros de água, o que corresponde a 4 horas de um banho de chuveiro.

No que diz respeito à nossa saúde, estudo do Oxford University Department of Public Health avalia que limitar o consumo de carne a 3 vezes por semana evitaria anualmente 31 mil mortes por doenças cardíacas, 9 mil por câncer e 5 mil por enfarte.

As mudanças de hábitos também reduziriam os gastos com saúde pública e teriam forte impacto econômico. Dessa forma, conforme Paul expõe no livro, “o chefe do Grupo Intergovernamental de Mudanças Climáticas, Dr. Rajendra Pachauri, sustenta que ‘os indivíduos podem fazer a diferença alterando sua dieta e consumindo menos carne – digamos, deixando de comer carne ao menos um dia por semana. Adotando essa prática, eles ficariam mais saudáveis, assim como o nosso planeta”.


Sobre a Campanha
www.segundasemcarne.com.br

Sobre a organizadora
Annie Rigg é uma autora best-sellers de livros de gastronomia. Contribui regularmente em revistas de estilo de vida como Sainsbury’s Magazine, Waitrose Kitchen, Delicious, Good Food, Easy Living e Red Magazine. Como “food stylist”, trabalha com os melhores editores e fotógrafos do meio. Recentemente, trabalhou com chefs e escritores como Rachel Allen, Mary Berry, Phil Vickery, A. Paul Young e Williams Bryen. No total, a autora possui cinco livros publicados voltados para a área de gastronomia.

Sobre a Editora Melhoramentos
Há 122 anos no mercado, a Melhoramentosocupa posição de destaque nos diversos mercados em que atua. É referência no mercado de dicionários com a linha Michaelis (português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês), que detém 35% do mercado. Para não perder a tradição iniciada em 1915 – com a edição de O Patinho Feio – de ser a principal editora infantojuvenil do país, a Melhoramentos alinha entre seus autores nada menos que Ziraldo e seus 147 títulos – um sucesso absoluto entre o público jovem de todo o mundo e que já bateu um recorde histórico: passou dos 3 milhões de exemplares vendidos de O Menino Maluquinho.


Segunda sem Carne,
Organizado por Annie Rigg, com prefácio de Paul, Stella e Mary McCartney
242 páginas em couchê a 4/4 cores
Formato: 20 x 25,5 cm
Acabamento cartonado
Preço de venda: $ 59,00

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Parceria 6 - Assessoria de Comunicação
(55-11) 3062-9951 - 3081-1260
www.parceria6.com.br   

Juliana Sassi
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(11) 98460-0094

Heloizi Parra
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Antoune Nakkhle
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